O embrião da idéia da criação de um Centro de Tradições Gaúchas 100 Fronteiras começou com a reuniao de Sidney Boeira e Zilda Sartor, na organizacao de Bailes gaúchos, na ocasiao de utilizava o nome Gaitaco e tradicionalistas, para diferenciar dos `outros` eventos de cunho comercial, e Apartir desses 4 ou 5 bailes

  comecaram a aparecer os apaixonados pela tradição gaúcha, como Manoel Lino e Amauri gauderio que no Passado ja haviam comandados o CTG Distante do Pago, um CTG e que não tinha resistido às intempéries naturais que acontecem no início de qualquer sociedade, em especial a gaúcha, alem de serem responsaveis pelas vindas de grupos importantes para os EUA, como Minuano, O Serranos, Gaucho da Fronteira dentre outros, e sem contar com a grande contribuicao que deram ao Tradicionalismo nos EUA.

No passado foram os que mantiveram a Chama acesa, Apartir dai comecamos a articular com pessoas chaves a possibilidade de um novo CTG, e aproveitando a vinda para Boston do Sr Zigomar Vuelma, grande mantenedor da tradicao gaucha na Florida, resolveram entao no dia 05 de Novembro de 2011, no Restaurante Oliveiras da cidade de Everett-MA, se reunir os Srs, Sidney Boeira, Amauri Gauderio,Zigomar Vuelma,Pedro Pretto, Sergio de Assis (Serjao) e Manoel Lino, (sócios fundadores do CTG) e depois de mais de 5 horas de debates, e algumas garrafas de vinho, votaram entao o nome de CTG 100 Fronteiras, e ali decidiram por unanimidade pela indicacao do Sr Sidney Boeira como Patrao interino.

Na época não existia uma sociedade de cunho tradicionalista e esporadicamente havia alguns Bailes, Porém, sempre que se encontravam com os tradicionalistas de New Jersey principalmente atravez de Valeria Shalit (filha de Barbosa Lessa, lendario gaucho), os mesmos indagavam o motivo de Boston não ter o seu próprio CTG, visto o tamanho da cidade e o seu número de imigrantes do Sul, formados por desgarrados de Santa Catarina, Parana e Rio Grande do Sul. Já com um grupo de tauras fortemente armados de idéias, era necessário que estas não ficassem só nas palavras e temas de inspiração para as rodadas de mate e, naturalmente, canha, companheira das tertúlias que eram realizadas nas casas dos vizinhos gaúchos, porém com o pensamento sempre voltado à criação de um CTG, uma sede propria.

Mais informações, acesse o sítio do CTG:
www.ctg100fronteiras.org

Endereço:
69 Norman St, Everett, MA – Sala 21J
02149 – United States

Telefone:
Sidney Boeira
(857) 207-9722

Chasque Eletrônico:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sítio:
www.ctg100fronteiras.org

Fonte! Chasque publicado no sítio do meu amigo e imrão Valmir Gomes, dos pagos do Rio de Janeiro (RJ) - O Cariucho e o Tradicionalismo. Abra as porteiras clicando em http://www.ocariucho.com.br/?p=8289

Contos e Causos

Quero-quero

Quando a Sagrada Família fugia para o Egito, com medo das espadas dos soldados do rei Herodes, muitas vezes precisou se esconder no campo, quando os perseguidores chegavam perto.

Leia mais...
 
Pai Quati

Em meados do século passado, um fato curiosíssimo prendia a atenção dos moradores dos Banhados, no segundo distrito de Santa Maria.

Era o caso que, numa ou noutra estância, lá naquelas bandas, de quando em quando, era encontrada uma esteira nova, sem uso, ou um balaio nas mesmas condições, objetos esses que mãos invisíveis iam à noite, ocultamente, deixar ali em lugar que fossem vistos logo pela manhã, ao começar a faina diária.

Leia mais...
 
M'Bororé

Os jesuítas, em sua obra de catequese, no século XVIII, inicialmente fundaram Missões no Paraguai e na região do Guaíra, e, depois, cruzaram o rio Uruguai, penetrando no atual Estado do Rio Grande do Sul. E assim, muito antes dos portuguêses e espanhóis chegaram àquelas paragens, já havia sete povoações à margem oriental do Uruguai, onde os jesuítas reuniram a gente guarani. Dentro em breve, prosperando, essas povoações se transformaram em verdadeiras cidades.

Leia mais...